As Doenças Mais Mortíferas da Historia do Mundo


Com o recente impacto do Coronavírus nos meios de comunicação, o mundo pareceu despertar para o potencial que as tem doenças de alterarem o rumo da vida cotidiana da humanidade. Sob essa temática, como primeira publicação desse blog experimental, teremos um raso vislumbre das doenças mais letais que já acometeram a raça humana.

Peste Negra 


A Peste Negra foi uma perigosa doença bacteriana responsável por uma das maiores pandemias da história, alcançando trágicos 50 milhões de vítimas. A doença era transmitida através de ratos, especificamente o contato com a pulga desses animais. A Europa foi devastada pela bactéria Yersinia Pestis, bactéria essa que acabou sendo um dos motivos de maior transformação do cotidiano europeu, a queda do sistema feudal e o nascimento da vida em cidades urbanas. 



Varíola


A Varíola foi sem dúvida um dos maiores impactos patogênicos que se tem memória no mundo. Uma doença que seguiu no encalço da humanidade ao de mais de dez mil anos. Ceifando a vida do grotesco número de 300 milhões de pessoas ao longo do tempo. Gerada a partir do poderoso Orthopoxvirus variolae, foi finalmente erradicada no fim da década de 70. Uma doença hoje que segue controlada pela CCPDA (Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta) divide opiniões no meio científico sobre a conservação de seus material ou a total eliminação de todos os seus dados e reservas amostrais.


Gripe Espanhola


A gripe espanhola oriunda do vírus Influenza foi responsável pela morte de pelo menos de 50 a 100 milhões de pessoas somente entre o ano de 1918 e 1919. A doença acometeu o mundo na primeira metade do século 20, justamente enquanto aconteciam os eventos da primeira guerra mundial. O vírus apresentou 3 grandes "ondas". A primeira entre os meses de março e abril no Kansas onde foi fatal para pelo menos 10 mil pessoas. A segunda já em agosto onde percorreu o mundo e começou a matar aos milhares. E a terceira no início de 1919 onde surpreendeu o mundo por matar mais gente em tão pouco tempo. Como nunca antes havia sido testemunhado antes.



Tuberculose


A tuberculose foi uma das doenças que mais matou ao longo do tempo entre todas as citas, tendo um monstruoso número de vítimas de estimados 1 bilhão de pessoas. Somente a partir de uma grande pandemia os cientistas puderam desenvolver um antibiótico eficaz contra a doença o que de primeiro momento não erradicou a ameaça. A tuberculose aliada a uma forte disseminação do retro-vírus da AIDS somam a considerada mais devastadora pandemia de todos os tempos.

fontes:https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola_de_1918#Descri%C3%A7%C3%A3o
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/variola.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose#Epidemiologia

Comentários